PRODUTOS > MEDICAMENTOS > FORMA DE APRESENTAÇÃO

Forma de Apresentação

Formas Farmacêuticas Aplicadas na Farmácia Magistral

Fórmulas Magistrais – são aquelas de autoria do clínico, com base na necessidade particular do paciente, individualizando o tratamento. Propiciam o uso de medicamentos e associações diferentes e adequações de doses. Estas formulações podem se apresentar em diferentes formas farmacêuticas.

Forma Farmacêutica – é o estado final que as substâncias ativas se apresentam após serem submetidas a processos farmacêuticos adequados, conforme as Boas Práticas de Manipulação, a fim de facilitar sua administração, obtendo o maior efeito terapêutico desejado.

1- Cápsulas:

São preparações farmacêuticas sólidas constituídas por um invólucro duro ou flexível, de natureza, forma e dimensão variada, normalmente contendo uma dose unitária de ingrediente ativo. Os invólucros normalmente são constituídos de gelatina animal.

Benefícios:

Cuidados:

2- Pós:

São misturas íntimas e secas de fármacos e outras substâncias finamente divididas que podem ser utilizadas para uso interno e externo.

Benefícios:

Cuidados:

3- Soluções Orais:

São preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas, ou seja, dispersadas em um solvente adequado ou em uma mistura homogênea de solventes.
Tipos de soluções orais: xaropes, elixires, gotas orais

Benefícios

Cuidados

Suspensões:

A suspensão é uma forma farmacêutica na qual a substância responsável pelo efeito terapêutico é insolúvel e, para ser administrada na forma líquida precisa estar suspensa em um líquido. Para administrar a dose correta é necessário agitar bem afim de ressuspender o pó depositado no fundo do frasco.
Mudança de coloração, presença de gases e alterações do odor podem ser indicativos de alteração do produto.

Supositórios e Óvulos:
 São formas farmacêuticas de consistência firme, de forma cônica ou oval, destinadas a aplicação retal, vaginal e uretral. São sensíveis a temperatura ambiente, devendo ser conservado na geladeira.

Pomadas, Cremes e Géis:
São destinadas ao uso externo sendo que em sua maioria possuem ação local ( antiinflamatória, analgésica, antifúngica, entre outras).
A aplicação sobre a pele deve ser feita por fricção até o desaparecimento da mesma na área a tratar.

Soluções ou Gotas Nasais:

São destinadas ao tratamento de doenças de nariz ou respiratórias. Devem ser pingadas ou instiladas na cavidade nasal.

Gotas Auriculares:

São formas farmacêuticas destinadas para aplicação no canal auditivo.

Bochechos e Gargarejos (Colutórios):

São soluções de aplicação local na cavidade bucal e na porção superior da laringe. Contém freqüentemente substâncias antissépticas. Estas soluções não devem ser engolidas, salvo recomendação médica.


Formas Farmacêuticas Homeopáticas:

1- Formas líquidas de uso interno:

Gotas: Solução hidroalcoólica (água + álcool) contendo o medicamento dinamizado. Devendo ser tomado em gotas, diretamente do frasco ou conforme recomendação médica.

Doses Únicas: Solução aquosa ou hidroalcoólica (água + álcool) contendo o medicamento dinamizado a ser administrada de uma só vez, diretamente do frasco ou conforme recomendação médica.

2- Formas sólidas de uso interno:

Glóbulos: Esferas de sacarose (açúcar extraído da cana de açúcar), de cor branca, sabor ligeiramente adocicado, contendo medicamento dinamizado na potência prescrita pelo médico. Sem o contato direto com as mãos, devem ser colocados na boca e chupados como balas. Não devem ser mastigados.

Tabletes: Pequenos cilindros  de lactose (açúcar do leite), de cor branca  serve como veículo para medicamento dinamizado, são facilmente dissolvidos na boca e devem ser administrados conforme orientação médica e sem o contato direto das mãos.

Pós (papéis): Preparados com lactose (açúcar do leite) contendo o medicamento dinamizado na potência desejada acondicionados em papelotes. O conteúdo destes papelotes deve ser colocado diretamente na boca ou conforme recomendação médica, são facilmente dissolvidos e deve ser ministrado sem o contato direto com as mãos.