NOTÍCIAS > INFORMES

A Homeopatia na produção de gado orgânico

Busca por boi e frango orgânicos aumenta no Brasil. Carne livre de química requer cuidados, mas pecuaristas garantem que esforço vale a pena.
Gado
Nessa época do ano o Pantanal está secando e é quando brota o capim mais nutritivo, e essa é a diferença por ali. O rebanho lá só come capim, nunca tomou remédio. Os pantaneiros descobriram que a vocação do Pantanal é a produção de carne orgânica, aproveitando a natureza conservada. A boiada serpenteia e acha o caminho na mata até o braço de rio para se refrescar. Toda a beleza faz parte de uma forma diferente de se criar gado.

Só é certificada como orgânica a fazenda onde as nascentes são protegidas, as matas preservadas. E o cuidado com a saúde do animal também é diferente. “Quando o Leonardo começou a conversar em orgânico eu tinha horror, ‘meu Deus do céu, como nós vamos fazer? Isso aí não vai dar certo não’. E descobrimos a homeopatia e hoje eu sou fã da homeopatia. Incrível como dá certo e eu tô querendo tomar homeopatia também”, conta o pecuarista Luciano Leite de Barros.

Gado orgânico só pode ser tratado com Homeopatia ou remédio fitoterápico, natural, à base de plantas... Há dez anos os irmãos Barros começaram a investir nesse tipo de pecuária. Eles são a quinta geração de pantaneiros e enxergaram na carne natural, livre de química, o caminho para ter mais rentabilidade.

Hoje nove fazendas em Mato Grosso do Sul criam o gado orgânico. Urbano Abreu é pesquisador da Embrapa Pantanal. Ele trouxe a pesquisa para o pasto, e as regras da pecuária sustentável. O número na orelha do boi é a identidade do animal. Tem que saber de onde veio e como foi tratado.

“É justamente o que faz com que a carne do Pantanal não tenha nenhum tipo de contaminante, ou seja, hormônio, antibiótico, uréia nas pastagens, que é tudo proibido e não tem nessa região”, explica Urbano Gomes Abreu, da Embrapa.

E animal bem cuidado é garantia de carne boa. Onde tem produção orgânica também tem funcionário trabalhando satisfeito. São muitas exigências para a certificação: carteira assinada, todos alfabetizados, treinados para cumprir tantas regras.Se no século 21 as pessoas buscam alimentos mais saudáveis, no Pantanal, é uma volta as origens. Foram os fazendeiros que trouxeram os primeiros rebanhos pro Pantanal há mais ou menos 200 anos, e de lá pra cá pouco mudou no jeito pantaneiro de criar o gado -- os animais ficam soltos no pasto. Esse gostinho pantaneiro já atravessou as porteiras. A carne bovina orgânica é vendida em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul.A produção do boi orgânico ainda é pequena, não chega a 1% da carne bovina produzida no Brasil. Os preços são de 10 a 20% mais caros que a carne convencional. Os cortes mais nobres podem custar mais. Ainda assim, a busca por carne orgânica tem aumentado e não sobra para exportar. Por enquanto só no Brasil o gosto do Pantanal começa a chegar às mesas.

Saudações homeopáticas,
Marcos Dias de Moraes
Ate a Próxima!

Dr. Marcos Dias de Moraes é médico homeopata desde 1980 tratando crianças, adultos, idosos e famílias.

voltar