NOTÍCIAS > INFORMES

S.O.S Planeta Terra

Cada ser humano produz cerca de 5kg de lixo por dia, o que nos leva a valores assustadores quando consideramos a população mundial. Cerca de 35% dos dejetos levados para os aterros poderiam ser reciclados ou reutilizados, evitando ou minimizando a degradação da natureza e com ela a do ser humano.

Nos últimos anos, a área ambientalista vem recebendo considerável atenção, pois a necessidade crescente de conscientização tem levado várias empresas de diferentes portes ao conceito de Eco-eficiência. No passado, acreditava-se que os recursos naturais eram ilimitados, desta forma, não havia a preocupação com a preservação do meio ambiente. Em 1973, Strongh, começou a pensar e traçar conceitos de como continuar com o consumo sem comprometer os recursos naturais do planeta. Hoje, cuidar do ecossistema não é mais uma moda, mas sim uma necessidade de sobrevivência pois, se todo processo de produção gera poluição na natureza, este impacto deve ser controlado para que o ecossistema possa se recuperar.

Na visão da Eco-eficiência, o consumo deve ser norteado por condições possíveis de regeneração do meio ambiente. Dentre seus elementos temos: consumir sem desperdiçar, aumentar a produção de energia, intensificar a reciclagem, prolongar a durabilidade do produto e agregar valor a bens e serviços. Estes conhecimentos precisam chegar a toda população, pois é de suma importância que todos tenham em mente e na prática do dia-a-dia a responsabilidade de buscar meios para resgatar o que estamos perdendo de mais precioso: reservas naturais, flora e fauna. Os ataques à natureza têm sido uma guerra sem trégua e é importante que seja dada a chance desta se refazer e se reerguer. Sejamos todos conscientes e comprometidos com um futuro melhor, reduzindo a geração de lixo, consumindo melhor e, sobretudo, racionalizando o uso de materiais no nosso cotidiano.

Diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados e podem ser empregados na função original ou em novas formas de utilização. A Homeopatia Quintessência, dentro desta visão, lançou junto a seus clientes a campanha “ESTOU VIDRADO NESTA IDÉIA”, que estimula a doação dos vidros de medicamentos vazios para reciclagem, gerando com esta ação a preservação do meio ambiente e a doação de cestas básicas para asilos e orfanatos, patrocinada pela instituição que faz a reciclagem.

Esta matéria foi escrita pela dra. Fortune Homsani, farmacêutica e gerente de Marketing da Quintessência, que participou recentemente da palestra “Eco-eficiência” patrocinada pelo SEBRAE – CEMPRE.

voltar