O aumento da adesão ao trabalho home office, foi um dos processos acelerados pela pandemia da Covid-19. Muitas empresas encontraram nesse formato, uma excelente alternativa para evitarem a aglomeração de funcionários no escritório, e conseguirem manter boa parte das atividades. Além disso, muitas faculdades e instituições de ensino adotaram o modelo 100% online para que as aulas não fossem paralisadas. Tudo isso somado ao distanciamento social, menos atividades externas, academias fechadas ou com limitação por horário, levando a um aumento significativo do sedentarismo, conforme aponta a Organização Mundial de Saúde.
Apesar das diversas vantagens de se trabalhar em casa, permanecer muito tempo na mesma posição, ou trabalhar em local inadequado, pode levar ao desenvolvimento de dores no corpo e problemas lombares. Nem sempre o local, a cadeira e a mesa que você separou para essa finalidade, são apropriados para passar tanto tempo e podem desfavorecer uma boa postura.
Abaixo separamos algumas estratégias e dicas úteis diante dessa mudança de cenário. Confira!
Seu novo “escritório”
Sabemos que muitas pessoas foram pegas de surpresa com a modalidade home office, e não possuem um escritório propriamente dito, um local voltado especialmente para o trabalho. Tudo bem se esse for o caso, mas o mais importante é se certificar se principalmente a mesa e a cadeira permitem uma boa postura, sobre a qual falaremos mais a seguir. Além disso, evite trabalhar em vários lugares da casa. Deixe a cama e a sala de estar para você relaxar, e não misture esses ambientes com o trabalho, ok?! Essa estratégia também é importante para a manutenção da sua qualidade de vida.
Um local silencioso
Trabalhar em um local barulhento e cheio de distrações, pode interferir na produtividade e provocar atraso na entrega das demandas, gerando tensão e estresse. Por isso, busque um local mais silencioso e que favoreça o foco durante as atividades laborais.
Conheça o Harmonizador de Ambiente Inspire e Crie da Quintessência: https://quintessencia.com.br/harmonizador-de-ambiente-inspire-e-crie-120ml
Postura no home office
Especialistas apontam que o ideal é ter uma cadeira com encosto, que permita o apoio completo das costas. Os pés devem ficar apoiados no solo, com os joelhos flexionados em 90 graus. O monitor / notebook deve estar exatamente em sua frente, em uma mesa firme com altura adequada, e o teclado deve permitir que os punhos fiquem neutros durante a digitação (sem curvarem para cima ou para baixo). Os braços devem ser mantidos próximos ao corpo e a coluna sempre ereta.
Caso você atenda ou faça ligações durante o trabalho, conte com um fone de ouvidos. Assim você poderá falar com quem precisa e digitar, sem curvar o pescoço para segurar o aparelho, evitando dores ou até mesmo um torcicolo.
Mantenha o foco, mas não se esqueça das pausas
A produtividade e a qualidade do trabalho dependem do seu bem-estar. Se começar a sentir dores e desconfortos, o seu rendimento também será prejudicado, então nada melhor do que prevenir. Para quem fica muito tempo sentado, o ideal é levantar sempre que possível. Você pode aproveitar o momento de beber água por exemplo e caminhar até o filtro, depois ir até o banheiro, ou apenas andar pelo cômodo por alguns minutos. Fazer rápidos alongamentos com os braços e as pernas, mesmo sentado, também é uma ótima dica!
Pratique atividades físicas
Mesmo em casa, é fundamental separar alguns minutos antes ou após o expediente de trabalho, para se exercitar. Manter uma rotina de atividades físicas é indispensável para a flexibilidade, resistência física, melhora da postura, redução da tensão, manutenção da boa forma e claro, da saúde de uma forma geral. Faça atividades adaptadas e que estejam de acordo com o seu condicionamento físico. Invista também nos alongamentos antes e depois dos exercícios, e aproveite o momento para relaxar!
Fontes Consultadas
Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.
Saúde Brasil.