A Cúrcuma (Curcuma longa) é uma raiz com coloração amarela marcante, originária da Ásia, muito utilizada para dar um toque especial nos mais diferentes pratos, bem como recurso terapêutico, dadas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Ao longo deste artigo, descubra os principais benefícios dessa raiz e como ela pode ser utilizada.
PARA QUE SERVE A CURCUMA LONGA?
Além de sua vasta utilização na culinária, para dar cor e sabor em sopas, caldos, risotos, chás e como tempero para carnes e vegetais, a Cúrcuma vem sendo cada vez mais valorizada como suplemento em cápsulas, por ser rica em composto bioativos - como a curcumina, a demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina – ajudando no controle do colesterol, reduzindo dores reumáticas, fortalecendo a imunidade e promovendo diversos outros benefícios à saúde.
A Cúrcuma também é um extrato frequentemente utilizado em formulações para uso tópico, ajudando no tratamento de alguns problemas dermatológicos.
BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA
Confira a seguir, um pouco mais sobre os benefícios da Cúrcuma para a saúde:
AUXILIA NA DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL E POSSUI AÇÃO CARDIOPROTETORA
Por contar com ação antioxidante, estudos indicam que a Cúrcuma pode ajudar na redução do colesterol LDL e de triglicerídeos, favorecendo a manutenção da saúde cardiovascular, quando incluída em uma rotina equilibrada.
O extrato também pode ajudar a regular a pressão arterial.
É ALIADA NA REDUÇÃO DE DORES
O extrato é aliado no alívio de dores associadas a processos inflamatórios, como os que ocorrem na artrite reumatoide e em doenças articulares, por exemplo. O uso do extrato também vem sendo associado ao alívio de dores de cabeça.
PROTEGE AS CÉLULAS
Estudos indicam que a Cúrcuma pode contribuir para a prevenção de alguns tipos de câncer, como de mama, intestino, bexiga e cólon, por exemplo.
Há evidências de que o extrato também possa ser útil no aumento da eficiência dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos, no entanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar esse benefício promissor.
APOIA O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO
Além de suas famosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a Cúrcuma possui ação termogênica, ajudando na aceleração do metabolismo e no aumento do gasto energético, o que está associado à redução de gordura corporal e ao processo de emagrecimento. Essa poderosa raiz também é capaz de ajudar a reduzir os marcadores inflamatórios associados ao sobrepeso.
Para os praticantes de atividades físicas, há estudos que evidenciam os efeitos positivos do extrato na recuperação muscular pós-treino.
AJUDA NOS CASOS DE DIABETES
Essa raiz é reconhecida por melhorar as funções do pâncreas, garantindo a secreção adequada de insulina e ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue, mecanismos que podem ser úteis nos casos de resistência à insulina ou diabetes.
POSSUI AÇÃO NEUROPROTETORA
O extrato pode limitar a produção de radicais livres associados às atividades cerebrais, além de estimular a cognição e ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas.
POSSUI AÇÃO ANTIDEPRESSIVA
A curcumina, presente na Cúrcuma, pode ser aliada no equilíbrio de neurotransmissores relacionados ao humor e ao bem-estar, sendo considerada uma ótima aliada natural e complementar dos tratamentos para depressão, estresse e ansiedade.
AJUDA A MANTER A SAÚDE HEPÁTICA
A Cúrcuma também pode ser uma excelente aliada da saúde hepática, ajudando a proteger as funções do fígado.
Para iniciar o seu tratamento com a Cúrcuma manipulada em cápsulas, compre clicando aqui.
ORIENTAÇÕES SOBRE O USO E CONTRAINDICAÇÕES
Especialistas indicam que é preciso utilizar a Cúrcuma adequadamente, para que, de fato, ela seja absorvida pelo organismo e seja possível aproveitar seus benefícios. Assim, é aconselhável que ela seja consumida com alguma fonte de gordura, para favorecer essa absorção.
Embora seja um extrato natural, mesmo na alimentação, a Cúrcuma deve ser utilizada com cautela por gestantes e crianças.
O extrato deve ser evitado por pessoas com problemas na vesícula e diagnóstico de anemia, por interferir na absorção do ferro.
Consulte sempre seu nutricionista, médico ou profissional de saúde habilitado antes de iniciar uma suplementação.
Fontes consultadas: Globo – Eu Atleta | Tua Saúde | Globo – Casa e Jardim.