O Chá de Cavalinha é feito a partir do extrato da planta Equisetum arvense, encontrada originalmente em regiões pantanosas do Brasil, algumas áreas da Europa e também do Oriente Médio. Além do chá, o extrato manipulado de cavalinha em cápsulas também reserva suas propriedades benéficas, sendo indicado para diferentes finalidades terapêuticas e como auxiliar do processo de emagrecimento.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAVALINHA
A Cavalinha é um extrato vegetal fonte de minerais, vitaminas, flavonoides, alcaloides e saponinas, sendo considerado um dos melhores diuréticos de origem vegetal, atuando na eliminação de fluidos sem causar alterações hidroeletrolíticas, favorecendo o processo de emagrecimento. Além de sua ação diurética, a Cavalinha possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e remineralizantes, auxiliando na melhora de problemas de circulação.
Confira a seguir os principais benefícios do Chá de Cavalinha:
POSSUI AÇÃO DIURÉTICA
A ação diurética do Chá de Cavalinha é muito conhecida, e é a responsável por seus efeitos positivos como adjuvante do processo de emagrecimento.
AJUDA NA REDUÇÃO DE INFLAMAÇÕES
Uma pesquisa realizada em tubos de ensaio demonstra que a cavalinha pode auxiliar nos casos de doenças imunológicas inflamatórias, melhorando as células de defesa.
É FONTE DE ANTIOXIDANTES
O Chá de Cavalinha é uma opção natural para ajudar no combate aos radicais livres, inibindo o estresse oxidativo das células e retardando o envelhecimento sistêmico.
PODE CONTRIBUIR PARA O CONTROLE DO DIABETES
Alguns estudos apontam que o consumo do Chá de Cavalinha pode auxiliar no controle da glicose no sangue e, consequentemente, ajudar nos casos de diabetes.
BENEFICIA A SAÚDE ÓSSEA
Um estudo in vitro demonstrou que o chá de cavalinha pode aumentar a densidade dos ossos, ajudando na regeneração óssea e prevenindo a osteoporose.
CHÁ DE CAVALINHA EMAGRECE?
O Chá de Cavalinha pode ajudar na redução da retenção de líquido e na eliminação de toxinas, ou seja, o extrato em si não promove a perda de gordura ou a aceleração do metabolismo, mas possui efeitos diuréticos e antioxidantes que influenciam positivamente o processo de emagrecimento.
CAVALINHA FAZ MAL PARA O FÍGADO?
Estudos apontam que o extrato pode causar alterações hepáticas apenas a partir de um consumo diário exagerado e prolongado.
Outros efeitos colaterais também são observados apenas mediante o uso desregrado e em grandes quantidades, como desidratação, diarreia, dores de cabeça, fraqueza muscular, entre outras alterações.
O uso em quantidades adequadas e orientadas por um profissional de saúde habilitado, é seguro.
CHÁ DE CAVALINHA PARA INFECÇÃO URINÁRIA, FUNCIONA?
O Chá de Cavalinha, devido ao seu efeito diurético, pode ser um coadjuvante nos casos de infecção urinária, estimulando a eliminação dos microrganismos presentes na bexiga e uretra, no entanto, não funciona como único recurso para um tratamento efetivo. Ao notar alterações que possam indicar uma possível infecção urinária, consulte um médico de confiança para um diagnóstico preciso e devidas orientações.
COMO PREPARAR O CHÁ DE CAVALINHA?
Para preparar o Chá de Cavalinha em casa, adicione 1 colher de sopa do talo desidratado em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba em até 12 horas, até 2 xícaras após as principais refeições.
O extrato de Cavalinha também pode ser encontrado em pó e em cápsulas, isoladamente, ou associado a outros componentes. Converse com um profissional de saúde habilitado para saber qual é a melhor alternativa em seu caso.
Aproveite para conhecer a nossa fórmula fitoterápica desenvolvida especialmente para ajudar no processo de redução de peso corporal, manipulada com Cavalinha, Carqueja, Fucus e associações - Composto Emagrecedor Quintessência.
CONTRAINDICAÇÕES
O Chá de Cavalinha é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com insuficiência renal ou cardíaca. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem evitar seu consumo, tendo em vista a presença de substâncias que podem irritar a mucosa estomacal.
Indivíduos que fazem o uso de remédios anticoagulantes, anti-hipertensivos e diuréticos devem evitar o uso da cavalinha, já que nesses contextos ela é capaz de potencializar ou bloquear os efeitos desses medicamentos.
Fontes consultadas: VivaBem Uol | Minha Vida | Tua Saúde.