A pele madura, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não possui uma delimitação exata de idade, já que o processo de envelhecimento sofre influência de fatores genéticos e extrínsecos, o que pode torna-lo mais ou menos acelerado. Em geral, normalmente considera-se que a pele é “madura”, por volta dos 50 anos de idade.
Embora a pele exija cuidados ao longo de toda a vida, com o avançar dos anos esses cuidados devem ser ainda mais rigorosos, não somente pensando na aparência, mas principalmente na saúde da pele.
Sem dúvida, as marcas do tempo na pele madura, rugas e linhas de expressão representam experiências vividas e não devem simbolizar algo ruim. É fundamental ter em mente que o processo de envelhecimento é inevitável, e podemos adotar bons hábitos para que ele seja mais gradual e com saúde.
CARACTERÍSTICAS DA PELE MADURA
Em geral, especialistas apontam que a pele madura é caracterizada por uma pele mais seca (que produz menos sebo), fina, com manchas, vasos aparentes, linhas, rugas e poros visíveis. Como vimos, dependendo dos hábitos de vida, essas características podem surgir antes do esperado. Alguns hábitos prejudiciais incluem – exposição solar frequente, exposição a poluentes, tabagismo e alimentação empobrecida em nutrientes.
CUIDADOS ESSENCIAIS
Quando o assunto é manter a pele mais saudável e bonita, os hábitos de vida contam desde cedo e farão toda a diferença lá na frente, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce. A cautela em relação ao sol, por exemplo, é um dos quesitos mais importantes, já que os danos da exposição vão se acumulando na pele.
- A PARTIR DOS 40 ANOS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a partir dos 40 anos a pele apresenta uma perda mais intensa de elastina e colágeno, o que reduz a hidratação natural e provoca alterações mais evidentes. Assim, os cuidados já devem ser mais rigorosos nessa fase, incluindo além de um fotoprotetor de qualidade e antioxidantes, agentes firmadores, antirrugas e despigmentantes – de acordo com a necessidade de cada pele e indicação profissional. O dermatologista poderá também indicar procedimentos estéticos em clínicas especializadas, para associar com a rotina de skincare – como toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, injeções de bioestimuladores de colágeno, lasers, radiofrequência microagulhada, ultrassom microfocado, entre outros.
- A PARTIR DOS 50 ANOS
A partir dos 50 anos, a síntese natural de colágeno consegue atender apenas 35% das necessidades do corpo, e juntamente com outros fatores, a pele vai ficando mais desidratada e flácida. Nessa fase, além dos cuidados já mencionados, é importante passar a usar produtos que estimulam a produção de colágeno na face, sobretudo ao redor dos olhos, pois normalmente as pálpebras evidenciam sinais mais intensos de envelhecimento.
Conheça o Sérum para Área dos Olhos da Quintessência, desenvolvido com ativos antioxidantes e anti-inflamatórias, que atuam de forma benéfica contra os sinais de envelhecimento da pele delicada da área dos olhos. Age como anti-aging e contra o fotoenvelhecimento, contribuindo para uma melhor aparência dessas áreas. Acesse aqui e saiba mais.
Procedimentos estéticos também podem ser bem-vindos, como peelings, lasers, toxina botulínica e preenchedores para reduzir rugas, vincos faciais da pele madura.
ROTINA DE SKINCARE BÁSICA PARA PELE MADURA
Lembre-se – cada pele madura é única. Para saber quais são os produtos e procedimentos mais adequados às necessidades da sua pele, é fundamental consultar um dermatologista de sua confiança. Deixaremos aqui apenas uma sugestão de rotina básica de cuidados, que pode ser seguida:
LIMPEZA
Mesmo em se tratando de uma pele mais seca, em geral, a pele madura necessita de limpeza – de manhã e à noite. Para isso, escolha um produto com formulação suave, que preserve a barreira cutânea e auxilie na hidratação. Use sempre água morna (nunca água quente), enxágue bem e seque com uma toalha limpa, delicadamente e sem esfregar.
Caso tenha o hábito de usar maquiagem, não esqueça de removê-la por completo, antes da limpeza com o sabonete facial.
TRATAMENTOS TÓPICOS
Como vimos, usar fórmulas antioxidantes e antirrugas normalmente é uma excelente alternativa para cuidar da pele madura. Eles ajudam a reduzir os efeitos prejudiciais dos radicais livres e favorecem a saúde e a jovialidade da pele. Entre eles estão a Vitamina C, o Extrato de Romã, entre outros.
O Sérum Anti-Aging da Quintessência é formulado com Extrato de Romã, Isoflavonas Tópicas e Fator de Hidratação Natural (NMF), agentes que ajudam na nutrição da pele, afastando o ressecamento da pele madura e amenizando os sinais de envelhecimento como as rugas e as linhas de expressão. Saiba mais clicando aqui.
HIDRATAÇÃO
A hidratação é um cuidado básico, muito importante para todos os tipos de pele, incluindo a pele madura, claro, a qual é naturalmente mais ressecada. Além da face, é imprescindível hidratar o corpo todo, preferencialmente após o banho, para que o produto hidratante seja melhor absorvido.
PROTEÇÃO SOLAR
Ela é a última da lista, pois é o último produto a ser aplicado na rotina (antes da maquiagem, se for o caso). Mas não se engane por isso, em grau de importância a proteção solar estaria no topo da lista. O filtro solar é um grande aliado na proteção da pele contra os efeitos negativos da radiação UVA e UVB, como vermelhidão, manchas, fotoenvelhecimento e câncer de pele. Os danos provocados pelo sol são cumulativos, ou seja, vão se acumulando ao longo do tempo e as estratégias de prevenção ajudam a reduzir as alterações e riscos futuros. No caso da pele que já está danificada pelo sol, a proteção continua sendo imprescindível para não piorar os danos, e também podem ser buscados recursos estéticos para ajudar a atenuar esses danos e melhorar o aspecto da pele.
Aproveite para conhecer a nossa linha de produtos desenvolvidos especialmente para a melhor idade. Acesse e confira!
Fontes consultadas: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) | MedSênior | Globo.com Moda e Beleza.