O verão é uma estação linda e energizante, não é verdade? Mas quando o assunto é pele, nesse período os cuidados precisam ser redobrados. Isso porque além dos raios solares estarem mais intensos, as atividades ao ar livre ocorrem com maior frequência. Aquele dia na piscina, aquela tarde na praia, o churrasco na área externa da casa, o esporte ao ar livre – aproveite sim, mas sem descuidar desse órgão tão importante.
Os raios solares UVA e UVB são capazes de provocar desde alterações estéticas na pele, favorecendo a formação de manchas e o fotoenvelhecimento, até impactos mais sérios como queimaduras e até mesmo câncer de pele, sendo inclusive a exposição excessiva ao sol, o principal fator desencadeador do problema.
No verão, a pele também pode ficar mais ressecada e suscetível a algumas infecções. A seguir separamos uma listinha de cuidados indispensáveis que você deve ter nesse período. Confira o artigo completo!
Escolha um bom protetor solar
O uso do filtro solar é obrigatório. Isso provavelmente você já sabe, certo? Mas como escolher o filtro adequado para proteger a sua pele? É importante primeiramente verificar se ele possui ampla proteção UVA e UVB – escolha um filtro que tenha no mínimo FPS 30, ou 60 para peles mais claras. A proteção UVA normalmente é mencionada em letras menores, e ainda não possui um consenso exato em relação ao seu número ideal. Verifique se o produto é a à prova d’água e se atende ao seu tipo de pele. Os filtros com cor também são muito bem-vindos, ajudando a deixar a pele mais uniformizada e protegendo contra luzes artificiais, devido à presença de pigmentos.
Ah, e importante! Use o filtro todos os dias (mesmo se estiver nublado), reaplicando de 2 em 2 horas, ou sempre que necessário. Aposte em acessórios como óculos escuros, chapéu ou boné para reforçar a proteção.
Aposte no filtro solar da Quintessência, com fórmula exclusiva e proteção contra os raios UVA 1 e 2, e UVB - https://quintessencia.com.br/protetor-solar-fps-30-60ml
Fique de olho nos horários
Especialistas apontam que é importante ter cuidado com os horários que os raios UVB estão mais intensos, isto é, das 10h às 16h. Por exemplo - se estiver na praia, procure se manter na sombra (debaixo do guarda-sol) nos momentos de sol mais forte, e deixe para entrar na água nos horários de sol mais fraco. Reforçando que mesmo debaixo do guarda-sol, todos os cuidados continuam necessários, viu? Protetor solar, acessórios e claro, hidratação, que inclusive é o nosso próximo assunto!
O verão pede mais hidratação!
Com o calor intenso nós suamos mais, e precisamos repor a água perdida! Beba no mínimo 2 litros de água potável ao dia. A água de coco também pode ser uma boa pedida para ajudar. E as bebidas alcoólicas precisam ser moderadas, já que também favorecem a desidratação, além de serem responsáveis por outros efeitos negativos.
A hidratação externa também é fundamental – use produtos específicos para o corpo e para o rosto.
Conheça a nossa linha completa de hidratação e proteção corporal: https://quintessencia.com.br/hidratacao-corporal
Evite as micoses
O sol, a areia e a sudorese excessiva, por exemplo, podem favorecer essas infecções provocadas por fungos, já que proporcionam as condições ideais para o seu crescimento. E elas não afetam somente a pele, não! Mas também as unhas e cabelos. Para evitar o problema é fundamental manter o corpo sempre limpo e sem umidade. Procure tomar dois banhos ao dia, ou mais se necessário, e seque bem as regiões mais suscetíveis como entre os dedos, axilas e região íntima.
Afaste os insetos
Com as frequentes chuvas de verão, ocorre o aumento da umidade e também a proliferação de insetos, os quais podem ser responsáveis por alergias e até mesmo pela transmissão de doenças graves. Para se proteger, procure usar um bom repelente, tomando cuidado com alguns tipos de substâncias agressivas para a pele. Prefira sempre alternativas mais naturais e seguras.
Fontes consultadas
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) | Oswaldo Cruz Hospital Alemão