Apesar de muito ouvirmos falar sobre a homeopatia, as dúvidas são comuns. Como ela funciona? Em quais casos pode ser aplicada? Vamos responder as principais questões neste artigo. Confira!
Uma descoberta revolucionária
A homeopatia foi criada por Samuel Hahnemann no final do século 18. Ele procurava incansavelmente por formas de reduzir os efeitos colaterais negativos provocados pelos tratamentos da época, experimentando substâncias naturais em si mesmo e em voluntários saudáveis.
Samuel percebeu que essas substâncias provocavam os mesmos sintomas das doenças que curavam, e conforme eram diluídas se tornavam mais eficazes. Observando esses efeitos, o médico desenvolveu uma teoria chamada “cura pelo semelhante”, a qual tem origem em Hipócrates (460 – 377 antes de cristo).
O que é homeopatia
Entendemos que o médico pioneiro que a desenvolveu foi Samuel Hahnemann, mas a sua definição ainda pode estar um pouco confusa. Afinal, o que é homeopatia? De acordo com a Associação Médica Homeopática Brasileira, a homeopatia é um sistema de tratamento natural e holístico. Natural porque seus medicamentos são produzidos a partir de substâncias de origem vegetal, animal e mineral; e holística porque considera o ser humano em sua totalidade, buscando não apenas o tratamento do problema ou doença isolada, mas sim o fortalecimento e equilíbrio geral do corpo doente.
A produção dos medicamentos e indicações são feitas com base na cura pelos semelhantes, isto é, uma substância em doses diluídas pode curar o mesmo problema que provocaria em altas doses. Para ficar mais claro, vamos utilizar o exemplo do café – em doses elevadas pode provocar agitação e dificuldades para dormir; e de acordo com a lei que rege a homeopatia, seria uma substância diluída para o tratamento da insônia e agitação noturna.
Os medicamentos homeopáticos foram largamente estudados ao longo dos anos, tendo sua eficácia e indicações baseadas em dados clínicos cientificamente experimentados, e é reconhecida desde 1980 pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM 1000/80).
Em quais casos é indicado o tratamento homeopático?
A homeopatia é fortemente indicada sobretudo como método de prevenção, auxiliando no equilíbrio do organismo, podendo também ser aplicada no caso de doenças já instaladas e até mesmo crônicas, em um tratamento mais longo e muitas vezes complementar. Especialistas indicam que qualquer doença pode ser tratada com medicamentos homeopáticos, apesar de se destacarem nos casos de doenças alérgicas, respiratórias e emocionais, podendo contribuir na solução de traumas e favorecendo a manutenção do equilíbrio nas mais diferentes fases da vida.
Homeopatia na covid-19
Com a pandemia da covid-19 é possível observar um aumento expressivo nos casos de depressão, ansiedade e estresse. No intuito de oferecer auxílio no enfrentamento dessa situação desafiadora, foi criada por médicos homeopatas brasileiros, uma campanha chamada homeopatia na covid. Para saber mais acesse: https://homeopatianacovid.com.br/
Novembro Verde: Trate-se com homeopatia
Esta é mais uma campanha que tem o objetivo de valorizar e divulgar a Homeopatia. O movimento nasceu em 2014, na Bahia, começando bem pequeno e regional, e em um ano ganhou notoriedade nacional. Conheça todos os detalhes da campanha: http://novembroverde.com.br/
Tem dúvidas ou quer saber mais sobre os tratamentos homeopáticos? Fale com a Quintessência. Acesse e clique no botão do WhatsApp: https://quintessencia.com.br/
Fontes Consultadas
Associação Médica Homeopática Brasileira.