Minoxidil é um ativo famoso, utilizado na manipulação de soluções para o tratamento tópico da alopecia androgenética (calvície), podendo também ser recomendado para o crescimento da barba e até mesmo das sobrancelhas.
A descoberta de que o ativo Minoxidil estimulava o crescimento dos cabelos foi casual. Indicado originalmente para o tratamento oral da hipertensão, por conta de seu efeito vasodilatador, notou-se (no início da década de 1980) que o uso tinha como efeito colateral um aumento significativo do crescimento dos pelos do corpo e cabelos, o que estimulou os estudos dessa substância para uso tópico, demonstrando resultados muito positivos.
MINOXIDIL PARA O CABELO
Atualmente o Minoxidil é um dos principais recursos utilizados nos casos de alopecia androgenética, por ser seguro, prático, não invasivo e acessível. Como todo produto, ele pode causar efeitos colaterais, por isso, é fundamental conversar com seu médico dermatologista, ou profissional de saúde habilitado, para um tratamento adequado e com resultados satisfatórios.
Aproveite para conhecer a nossa linha especial de produtos para os cabelos.
COMO FUNCIONA O MINOXIDIL PARA O CABELO?
Minoxidil é um ativo vasodilatador que melhora o fluxo sanguíneo local, revitaliza os folículos, reduz a queda capilar e mantém o cabelo por um período maior na fase anágena, fazendo com que os fios ganhem comprimento e espessura, tratando as áreas afetadas pelo processo de miniaturização capilar. Ou seja, o produto pode fazer com que os fios voltem a crescer nas áreas onde já não cresciam mais, atenuando as falhas e ajudando muito na melhora da autoestima de homens e mulheres que sofrem com a alopecia androgenética, ou queda acentuada de cabelo.
COMO USAR?
Para o tratamento da calvície, ou queda acentuada de cabelo, a solução de Minoxidil deve ser aplicada à noite, com massagens diretamente nas áreas afetadas do couro cabeludo e áreas próximas, ou seja, onde o cabelo está mais fraco e falhado. Normalmente o uso se estende por cerca de 3 a 6 meses, de acordo com a necessidade em cada caso e avaliação do profissional que está indicando e acompanhando o tratamento.
Aproveite para conhecer a nossa Loção Minoxidil 5%.
ASSOCIAÇÕES COM MINOXIDIL OU MINOXIDIL TURBINADO
Além da clássica Loção Minoxidil 5%, o ativo pode ser associado a outros componentes que potencializam o tratamento, como o extrato natural de Jaborandi - um estimulante celular que favorece a restauração de tecidos e atua como tônico capilar, contribuindo para a redução da queda e melhora da aparência dos cabelos.
Além do Jaborandi, outras associações são comuns como com D-pantenol, Biotina, etc, de acordo com a orientação do profissional que está prescrevendo a fórmula.
Conheça a Loção Minoxidil e Jaborandi da Quintessência, indicada para o crescimento dos cabelos e também da barba. Acesse e compre com preço especial pelo nosso site. Não se esqueça de avaliar o nosso produto após o uso, ok!?
MINOXIDIL PARA A BARBA
Embora o ativo Minoxidil seja recomendado somente para aplicação no couro cabeludo, um profissional de saúde habilitado também poderá indicá-lo para o crescimento da barba – um desejo muito comum entre os homens. O mecanismo de ação é o mesmo que ocorre no tratamento capilar, e o produto deverá ser aplicado nos locais afetados, ajudando na redução das falhas e melhorando o volume da barba.
Aproveite para conferir as novidades e promoções da Quintessência.
MINOXIDIL PARA SOBRANCELHAS
O ativo pode ser manipulado em fórmulas específicas para ajudar no crescimento das sobrancelhas, reduzindo as incômodas falhas nessas áreas, fazendo sucesso principalmente entre as mulheres. Assim como explicado no item anterior, é importante consultar um profissional de saúde habilitado antes de iniciar o uso.
POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES
A solução com Minoxidil normalmente é bem tolerada, no entanto, algumas pessoas podem notar reações como coceira no local de aplicação, ressecamento e descamação, por exemplo. Ao perceber qualquer reação que possa estar ligada ao uso do produto, relate ao profissional que está acompanhando o tratamento.
Os produtos com Minoxidil são contraindicados para grávidas, lactantes e pessoas com histórico de alergia ao ativo, ou a qualquer componente da formulação.
Os resultados podem ser diferentes em cada indivíduo, dadas as suas particularidades.
Fontes consultadas: Tua Saúde | Faculdade de Medicina UFMG.
Fonte da imagem: Transplante foto criado por freepik.