A Espinheira Santa, de nome científico Maytenus ilicifolia, é uma planta medicinal nativa da região do sul do Brasil, valorizada por suas propriedades eficazes principalmente no alívio dos sintomas associados à má digestão. Seu nome tem relação com o aspecto de suas folhas – que apresentam espinhos nas extremidades – além de serem consideradas como um “santo remédio” para quem sofre com gastrite, azia e queimação.
PARA QUE SERVE E QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSA PLANTA?
A Espinheira Santa é rica em Epigalocatequina, substância com poder cicatrizante e que ajuda a controlar a produção de ácido clorídrico no estômago; Ácidos tônico e silícico, que possuem ação antisséptica e cicatrizante; Fridenelol, que se destaca por seu efeito gastroprotetor; e Taninos que possuem poder antisséptico e analgésico, ajudando a paralisar as fermentações gastrointestinais.
Confira a seguir em quais situações a Espinheira Santa pode ajudar:
TRATA A GASTRITE
A Espinheira Santa é reconhecida por diminuir a secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago, tratando e atenuando a gastrite.
AUXILIA NOS CASOS DE ÚLCERAS ESTOMACAIS
Por contar com propriedades cicatrizantes, essa planta é considerada uma boa alternativa para reduzir as lesões ulcerosas no estômago, além de controlar a produção de ácido clorídrico.
ALIVIA OS GASES EM EXCESSO
Esse extrato contém substâncias que ajudam a paralisar as fermentações gastrointestinais, além de contar com ação carminativa, favorecendo a redução dos gases.
REDUZ DORES ESTOMACAIS
As substâncias ativas da espinheira ajudam a reduzir a acidez estomacal e protegem o estômago, aliviando as dores e a queimação nesse órgão.
BENEFICIA O TRÂNSITO INTESTINAL
Estudos indicam que a planta possui ação laxativa leve, podendo ajudar na melhora do funcionamento intestinal.
A Espinheira Santa também é levemente diurética.
CURIOSIDADES SOBRE A ESPINHEIRA SANTA
Confira a seguir as principais dúvidas e curiosidades sobre o uso desse extrato.
ESPINHEIRA SANTA EMAGRECE?
Embora não possa ser classificada como um “emagrecedor”, a Espinheira Santa promove benefícios para o processo de redução de peso, por contar com ação laxativa, diurética e por melhorar a digestão.
ESPINHEIRA SANTA OU OMEPRAZOL – QUAL É MELHOR?
O Omeprazol é um medicamento químico, indicado para o tratamento da produção excessiva de ácido no estômago, reduzindo refluxos e a formação de úlceras estomacais. Há evidências de que seu uso pode trazer prejuízos a longo prazo. Já a Espinheira Santa é uma alternativa fitoterápica com efeitos adversos minimizados, e que ajuda a reduzir o refluxo e as dispepsias, naturalmente. Para decidir qual é a melhor opção em cada caso específico, é fundamental consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.
COMO TOMAR A ESPINHEIRA SANTA?
Essa planta medicinal normalmente é consumida em forma de chá ou em cápsulas.
- Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado. O preparo é simples: adicione 3 colheres de sopa da erva em 500ml de água fervente, desligue o fogo, abafe, coe e consuma.
- Cápsulas de Espinheira Santa – esta é uma opção mais prática, que pode ser transportada para qualquer lugar, além de ajudar nos casos de pessoas intolerantes ao cheiro e/ou ao gosto da planta em forma de chá. A Espinheira Santa em cápsulas pode ser encontrada em farmácias de manipulação e também em casas de produtos naturais. Antes de adquirir o produto, é importante verificar a sua procedência, a fim de alcançar bons resultados.
Faça o seu tratamento com mais qualidade de segurança, aqui na Quintessência.
QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES DA ESPINHEIRA?
Esse extrato é contraindicado para crianças, grávidas, lactantes, ou para mulheres que estão tratando a infertilidade.
Obs: este conteúdo possui fins informativos. Antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, mesmo natural, consulte um nutricionista, médico ou profissional de saúde habilitado.
Fontes consultadas: Minhavida | Tua Saúde.
Fonte da imagem: Imagem de wirestock no Freepik.