O Quiabo é rico em nutrientes que fazem bem para a saúde, além de ser fácil de cozinhar. Também conhecido como okra, quingombô, quimbombó, gombô ou abelmosco, esse fruto contém quantidades notáveis de fibras, vitamina A, vitamina C e folato, entre outros nutrientes, além de ser pobre em carboidratos.
Leia este artigo até o final para conhecer os principais benefícios do Quiabo e como ele pode ser introduzido na rotina alimentar, mesmo que o sabor e/ou alguma característica não agrade o seu paladar!
BENEFÍCIOS DO QUIABO
Confira a seguir os principais benefícios do quiabo:
FAVORECE O EMAGRECIMENTO
O quiabo é aliado do emagrecimento, juntamente com outras estratégias para essa finalidade, por ser uma fonte de fibras, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e a sensação de saciedade. O fruto também possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em uma dieta equilibrada.
CONTROLA O COLESTEROL
Ainda por ser rico em fibras, esse fruto reduz a absorção de gorduras no intestino, auxiliando no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas.
AUXILIA NO CONTROLE DOS NÍVEIS DE GLICOSE
O quiabo ajuda a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos ingeridos, auxiliando no controle da glicose no sangue e prevenindo a resistência à insulina. Quando inserido em uma rotina mais saudável, ele pode ser um aliado na prevenção e no controle do diabetes.
EVITA A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
O consumo frequente de quiabo, por fornecer boas quantidades de fibras, é aliado na redução e prevenção da prisão de ventre / constipação intestinal.
É AMIGO DA SAÚDE OCULAR
O quiabo contém carotenoides que protegem os olhos da radiação solar e luz visível, além de auxiliarem na prevenção da catarata e da degeneração macular induzida pelo envelhecimento.
POSSUI AÇÃO ANTIOXIDANTE E PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE
A vitamina C é um nutriente fortemente presente nesse fruto, promovendo ação antioxidante, protegendo as células contra o estresse oxidativo e estimulando a produção de colágeno – proteína estruturalmente importante para a pele.
FORTALECE A IMUNIDADE
Principalmente por ser rico em vitamina C, o quiabo pode ser um grande aliado do sistema imunológico contra infecções, podendo auxiliar na prevenção de gripes e resfriados, por exemplo.
BENEFICIA A SAÚDE ÓSSEA
Por conter vitamina K – nutriente que age no direcionamento do cálcio até a matriz óssea – o fruto também ajuda a manter a saúde óssea e a prevenir a osteoporose.
PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DE ANEMIAS
A vitamina C, como vimos, presente no quiabo, é uma substância importante para a absorção do ferro presente nos alimentos, auxiliando na prevenção de anemias por deficiência desse mineral.
COMO CONSUMIR
Como vimos, esse alimento pode ser benéfico em diversos sentidos, e não há desculpas para deixá-lo de fora da dieta. Ele pode ser consumido cru, cozido ou assado, em saladas, sopas, refogados e sucos, por exemplo.
Muitas pessoas dizem não gostar de quiabo, devido à textura viscosa do seu interior. Mas se essa for a sua questão, temos a solução – basta prepará-lo inteiro, sem cortar, grelhando o fruto na frigideira ou assando no forno.
Outra forma de obter os benefícios do quiabo, principalmente se o seu objetivo for manter o peso ou emagrecer, é apostar no suplemento Okralin - cultivado em plantações exclusivas da Tunísia, colhidos à mão e enviados para as instalações da Nexira na França. Lá, são processados com delicadeza até a obtenção de um pó fino padronizado em fibras solúveis e fibras totais, resultando no ingrediente patenteado Okralin™. O ativo é 100% natural e vegano, e foi premiado pela NIE Magazine como ingrediente do ano na categoria “Manutenção do Peso”, em 2019.
Okralin age se aglutinando à gordura presente nos alimentos, formando um complexo gelatinoso que é grande demais para ser digerido, resultando na eliminação facilitada de parte da gordura consumida e na redução do ganho calórico por refeição.
O suplemento pode ser utilizado diariamente, ou esporadicamente, após refeições ricas em gordura. Clique aqui e saiba mais sobre o Okralin em cápsulas manipulado pela Quintessência.
Fontes consultadas: Tua Saúde | CNN Brasil | Informe técnico do forneceor – Galena.