O sono desempenha diversas funções essenciais para a saúde de um modo geral, estando envolvido no funcionamento adequado do organismo, nos processos metabólicos, influenciando o equilíbrio emocional e físico. Não dormir bem, interfere no humor, na disposição diária, e na produtividade. Isso mesmo! Ter uma noite de sono pouco reparador, pode fazer com que uma pessoa fique mais irritada, nervosa, estressada e ansiosa, apresentando enormes dificuldades em enfrentar os desafios diários. Além disso, especialistas reforçam que dormir mal constantemente, pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes, enfraquecimento do sistema imunológico e alterações psicológicas.
Os sinais de um sono pouco reparador envolvem além das questões de humor mencionadas, a demora para conseguir “pegar no sono”, despertar noturno e a dificuldade em voltar a dormir, acordar com a sensação de cansaço, sentir sonolência e falta de energia ao longo do dia, sendo notados também problemas de concentração e memória.
Você tem observado essas alterações? Se sim, temos um sinal de alerta de que você provavelmente não tem tido boas noites de descanso. Leia este artigo até o final, para saber mais sobre o assunto, e conferir medidas simples que podem passar a fazer parte da sua rotina.
Problemas relacionados ao sono
Entre os problemas relacionados ao sono, como a apneia do sono e o ronco, que também interferem na sua qualidade, temos um distúrbio mais comum, que afeta em média 40% dos brasileiros, de acordo com a Organização Mundial de saúde, que é a insônia. A insônia é caracterizada pela dificuldade em começar a dormir, manter-se dormindo, além de provocar o despertar precoce. O problema possui causa multifatorial, normalmente decorrente de situações pontuais como preocupações extremas, viagens para locais com fusos horários diferentes, entre outros. No entanto, é necessário estar alerta para que a condição não evolua para um estado crônico.
Como dormir melhor?
O momento de dormir, é o momento que o seu corpo tem para chegar a um relaxamento máximo, impactando na qualidade de vida e saúde, como vimos. Confira o que você pode fazer para conseguir noites melhores de sono:
Procure manter uma regularidade de horários
Para que o corpo se acostume e entre em um ritmo mais regular, é importante que você procure se deitar e se levantar nos mesmos horários. Analise a sua rotina, veja quais são os horários mais viáveis para você, e tente manter esse hábito.
Evite ficar na cama sem dormir
Algumas pessoas que apresentam problemas para pegar no sono, relatam o quanto é ansiógeno ficar “rolando na cama”, muitas vezes, enquanto todos os outros da casa dormem. Procure evitar de ir para o quarto muito antes de sentir sono, ou ficar estudando e trabalhando na cama, antes de se deitar, de fato, para dormir. Em vez disso, crie uma rotina que induza ao relaxamento, e vá para a cama quando estiver começando a sentir sono. Com o tempo, o seu corpo poderá se acostumar com o horário, e o sono tornar-se mais regular.
Mais relaxamento
No item anterior falamos de uma rotina ou ritual de relaxamento, isso mesmo. Nas horas que antecedem o momento de ir para cama, priorize o relaxamento. Tome um banho, beba um chá bem quentinho de ervas como camomila ou cidreira, desligue as luzes e respire fundo enchendo os pulmões pelo nariz, e soltando o ar pela boca, de forma lenta e prolongada (repita por até dez vezes). Se ainda assim o sono não der sinal, procure uma atividade calma, como fazer um alongamento.
Leia também: https://quintessencia.com.br/5-dicas-para-auxiliar-no-controle-do-estresse
Desligue todos os aparelhos e luzes
Os aparelhos eletrônicos e as luzes artificiais interferem na liberação de melatonina, o hormônio responsável pelas funções do sono. É por isso que é tão importante perder o hábito de assistir TV ou ficar no celular antes de dormir. Principalmente se você já estiver com dificuldades para ter um sono reparador, esses costumes irão agravar ainda mais o problema.
Cuidado com a alimentação à noite
Especialistas apontam que é importante não deixar para jantar tarde, e sempre procurar uma refeição mais leve, de fácil digestão e em quantidades moderadas, à noite. Tome cuidado e não desconte um dia cansativo e desafiador, na comida.
Além disso, evite consumir bebidas estimulantes a partir do final da tarde, como cafés e chás que contenham cafeína. É aconselhável também, evitar o consumo de álcool.
Tenha um dia produtivo e deixe para descansar à noite
Algumas pessoas passam o dia todo ociosas, além de tirarem os famosos “cochilos”, e relatam que à noite não conseguem dormir bem. Esses hábitos também interferem nas funções do sono. Em vez disso, procure se ocupar de maneira produtiva, e faça exercícios físicos, pela manhã ou à tarde se possível, fazendo com que o corpo peça naturalmente por descanso no fim do dia.
Cuide do seu cantinho de descanso
O quarto deve ser um local que também favoreça o relaxamento. A qualidade do colchão, do travesseiro, a temperatura, e até mesmo o cheiro e a limpeza, são fatores que podem contribuir para que você tenha um bom momento de descanso, e acorde com tudo para aproveitar a vida.
Não apenas dormir pouco faz mal, como também dormir demais. Por isso o mais importante é priorizar a qualidade das horas de descanso, para que sejam realmente renovadoras.
Que tal um harmonizador de ambientes? Saiba mais: https://quintessencia.com.br/harmonizador-de-ambiente-lacos-e-abracos-120ml
Fontes
ABROS – Associação Brasileira de Odontologia do Sono.