Os brasileiros são classificados como os mais ansiosos do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e a pandemia da Covid-19 influenciou um agravamento significativo dos quadros não apenas de ansiedade, mas também de depressão, sendo destacada pela ONU a urgência dos investimentos em saúde mental em diversos países.
É comum ouvirmos falar sobre o assunto, mas de fato, o que é ansiedade? Ela é sempre ruim? Sempre deve ser considerada como um transtorno a ser tratado? Esclarecemos essas e outras questões neste artigo. Confira!
Afinal, o que é ansiedade
A ansiedade é uma resposta natural do ser humano, necessária para que possamos agir diante de uma situação perigosa ou ameaçadora, sendo importante para a nossa sobrevivência. Mas então, onde está o problema? A ansiedade quando começa a ocorrer de forma constante, nas mais diferentes circunstâncias, trazendo sofrimento e prejuízo ao indivíduo e às pessoas com quem convive, aí sim ela deixa de ser aquela ansiedade natural e necessária, sendo encarada como um transtorno de ansiedade.
Interessante observar que originalmente a ansiedade deve nos impulsionar a agir, mas essa ansiedade inadequada (transtorno de ansiedade), provoca justamente o oposto, gerando um enorme entrave para a ação, como um congelamento.
O que sente a pessoa com transtorno de ansiedade?
Normalmente os sintomas do transtorno de ansiedade são bem mais intensos, interferindo no dia a dia e na qualidade de vida. De um modo geral, os principais sintomas envolvem medos e preocupações exageradas, tensão, pensamentos repetitivos, pavor e sensação constante de que algo ruim vai acontecer. Esses sintomas psicológicos interferem no físico, por isso o indivíduo com transtorno de ansiedade pode também sofrer com insônia, falta de ar, respiração rápida, fadiga, suor, boca seca, palpitações, tremores, entre outros.
O que fazer?
O transtorno de ansiedade interfere na qualidade de vida e precisa de atenção. Em geral, é indicado verificar a necessidade do uso de medicação (ansiolíticos), aliado à psicoterapia. Entender o que está provocando essa ansiedade, se conhecer melhor e verificar outras condições associadas à ansiedade em excesso, são caminhos a serem seguidos. O mais importante é buscar auxílio profissional, e entender que condições emocionais e psicológicas são completamente comuns, merecendo o devido tratamento, assim como um problema físico.
Alternativas naturais que ajudam na redução da ansiedade
Atualmente existem alternativas naturais que podem ser aliadas no controle dos estados de ansiedade e agitação, favorecendo o relaxamento e a sensação de bem-estar. Confira!
Fitoterápicos
Passiflora, Erva-cidreira, Valeriana e Mulungu são alguns exemplos. Os extratos fitoterápicos, adequadamente regulamentados, são seguros, e como é necessário a todo medicamento, passam por diversas pesquisas e comprovações de eficácia. Além disso, esses medicamentos apresentam efeitos colaterais muito reduzidos, o que favorece a adesão ao tratamento.
Conheça o Composto Calmante da Quintessência, com a associação de Passiflora, Melissa e Mulungu: https://quintessencia.com.br/composto-calmante-330mg-50-capsulas
Óleos essenciais
Os Óleos Essenciais podem fornecer benefícios psicológicos, agindo na ativação do sistema límbico - sistema responsável pelas emoções e também pelos comportamentos sociais – podendo auxiliar no equilíbrio emocional, na melhora do humor, na redução do estresse, da ansiedade e da depressão. O uso da aromaterapia tem ganhado espaço, e atualmente é coadjuvante nos tratamentos relacionados à saúde mental.
Quer conhecer mais de perto os benefícios da aromaterapia? Acesse o nosso artigo sobre o assunto: https://quintessencia.com.br/aromaterapia-e-oleos-essenciais-saiba-mais-sobre-o-assunto
Florais
Os Florais de Bach para ansiedade excessiva (e outros diversos desequilíbrios) são totalmente naturais e sem contraindicações.
As pessoas com ansiedade relatam sentir inquietação, preocupação, impaciência, nervosismo, apreensão e tensão, e um estudo utilizou o floral Rescue no intuito de verificar seus efeitos sobre indivíduos ansiosos. A conclusão foi de que o grupo experimental apresentou diminuição significativa da ansiedade.
Já pensou em unir os benefícios dos óleos essenciais com os Florais de Bach? A Quintessência preparou essa novidade para você. Acesse e conheça a linha completa: https://quintessencia.com.br/search?q=roll-on&x=0&y=0
Fontes Consultadas
OPAS Brasil | Veja | Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde | Artigo “Efeito das Essências Florais em Indivíduos Ansiosos”