A Passiflora incarnata, conhecida como flor da paixão, é um extrato fitoterápico frequentemente prescrito, facilmente encontrado, utilizado para ajudar no controle dos estados de agitação.
A ansiedade tem sido um problema para você? Confira o nosso artigo sobre o assunto: O que é Ansiedade – saiba mais.
Para que serve a Passiflora incarnata
O extrato de Passiflora possui ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação, o que reflete na melhora da qualidade do descanso noturno, sendo indicada nos casos de distúrbios do sono. Também pode ser aliada nos casos de perturbações relacionadas à menopausa, e no alívio de nevralgias.
Passiflora – formas de usar
Apesar de ser uma alternativa natural, segura e com efeitos colaterais reduzidos, é importante consultar um profissional de saúde habilitado para verificar a necessidade do uso do medicamento, e escolher uma farmácia de confiança para a manipulação do produto. Na hora da compra, especialistas alertam sobre a importância de se conferir no rótulo do medicamento o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que comprova a sua eficácia, qualidade e segurança.
Confira a seguir, as principais maneiras de utilizar esse extrato como recurso terapêutico.
Tintura de Passiflora
Solução extrativa em gotas, que deve ser utilizada de acordo com a orientação de um profissional habilitado.
Conheça a Tintura de Passiflora alata da Quintessência, também indicada como tranquilizante natural e adjuvante dos distúrbios do sono.
Manipulada em cápsulas
A Passiflora é muito utilizada em cápsulas, proporcionando praticidade para o tratamento e melhor precisão das quantidades a serem administradas. A formulação pode conter apenas o extrato de passiflora, mas também outras associações, como com os extratos de Melissa, Mulungu, Valeriana, entre outros, normalmente indicados como recursos para a redução da ansiedade e estados de agitação.
Conheça o Composto Calmante da Quintessência, indicado para o aumento do relaxamento físico e mental.
Chá de Passiflora
O preparo do chá é bem simples – adicione 3g a 5g de folhas secas em 250ml de água fervente. Nos casos de distúrbios do sono, tomar 1 xícara antes de dormir, e para a redução da ansiedade, tomar cerca de 3 vezes ao longo do dia.
Aproveite para conferir as novidades da Quintessência.
Passiflora caerulea – qual a diferença?
Passiflora caerulea, incarnata e alata são espécies do gênero botânico Passiflora, e, além delas, é possível encontrar mais de 500 espécies. A mais comumente utilizada como recurso fitoterápico em infusões, tinturas e fórmulas, é a espécie incarnata. Já a Passiflora caerulea, é normalmente utilizada como planta ornamental.
Possíveis efeitos colaterais
Um possível efeito colateral da Passiflora, é a sensação de sonolência excessiva. Em alguns casos pode diminuir a pressão arterial e também os reflexos. Raramente são notados sintomas como náuseas, taquicardia e dores de cabeça.
Quem não deve consumir a Passiflora
A Passiflora está contraindicada para pessoas que tenham alergia a algum de seus componentes, grávidas e menores de 12 anos de idade. Não deve ser administrada de forma concomitante a outros medicamentos calmantes, sedativos e anti-histamínicos. Também não deve ser utilizada juntamente com antiplaquetários e anti-inflamatórios não esteroides, ou medicamentos como aspirina, varfarina ou heparina. Antes de iniciar o tratamento, converse com seu médico ou profissional habilitado.
Você sabia que a Quintessência tem uma linha especial de fórmulas naturais em roll-on? Conheça o Roll-on Harmonia e Serenidade.
Para não esquecer!
Aumentar o equilíbrio emocional tem ligação com os nossos hábitos diários e atitudes diante das demandas que se apresentam. Alimente-se de forma balanceada, faça uma refeição leve no jantar, pratique exercícios físicos e de respiração, valorize cada noite de sono, tenha momentos de prazer, não acompanhe as notícias o tempo todo e tente ter uma atitude mais positiva diante da vida. A psicoterapia também pode auxiliar muito no enfrentamento da ansiedade excessiva.
Fontes Consultadas
Tua Saúde | Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal Viva Bem (uol).