A insônia é um distúrbio do sono comum, definido pela dificuldade em “pegar no sono” ou se manter dormindo em um sono contínuo, sem interrupções durante a noite. O problema afeta cerca de 30% a 50% dos brasileiros e pode estar relacionado a diversos fatores, e muitas vezes vem acompanhado da ansiedade em excesso.
Confira este artigo até o final para saber mais sobre a insônia, suas causas e o que fazer quando ela surge.
INSÔNIA – CAUSAS E FATORES RELACIONADOS
Especialistas apontam que as causas da insônia normalmente têm ligação com os estados emocionais, dor crônica e uso de determinados medicamentos, mas ela também pode aparecer em períodos específicos, como durante a gravidez - a insônia na gravidez é comum, podendo ser notada em qualquer período da gestação, porém com maior frequência no terceiro trimestre, o que está relacionado às alterações hormonais naturais e desenvolvimento do bebê.
Saiba mais sobre cada fator que pode estar relacionado à dificuldade em dormir bem:
ESTRESSE
As pressões e preocupações com o trabalho, saúde, condição financeira e com a família normalmente são fatores associados às dificuldades para dormir. Além disso, eventos marcantes e estressantes como uma separação, reprovação em uma avaliação, ou perda de emprego também podem favorecer o surgimento da insônia.
ANSIEDADE EM EXCESSO
A insônia e a ansiedade frequentemente andam lado a lado e se manifestam de forma complementar – uma pessoa que sofre com ansiedade excessiva, provavelmente apresentará episódios de insônia, assim como quem sofre com insônia poderá se sentir ansioso com maior frequência ao longo do dia, tendo em vista a própria preocupação em não conseguir dormir e as alterações relacionadas à privação do sono, como o aumento da irritabilidade, sensação de sonolência ao longo do dia e até lapsos de memória.
Conheça o Roll-on Relaxamento e Bom Sono, exclusivo Quintessência, com óleos essenciais e Florais de Bach - ideal para quem sofre com preocupações excessiva e ansiedade, trazendo a calma e relaxamento essenciais para um bom sono.
USO DE DETERMINADOS MEDICAMENTOS
Medicamentos que contêm substâncias estimulantes, por exemplo, entram na lista de fatores que atrapalham a qualidade do sono, e podem favorecer um quadro de insônia.
PROBLEMAS DE SAÚDE
A insônia pode ser parte dos sintomas de alguns problemas de saúde específicos, como a apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, depressão, ou ainda pode estar relacionada a doenças que causam dores, como as reumáticas, por exemplo.
DEITAR E LEVANTAR SEMPRE EM HORÁRIOS DIFERENTES
Não ter uma rotina para se deitar e levantar, consumir alimentos pesados no jantar e usar o celular na cama, por exemplo, são alguns hábitos que podem interferir no ciclo do sono. As luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos, ou pelas lâmpadas de iluminação, prejudicam a liberação natural de melatonina – hormônio relacionado às funções do sono.
Talvez você também se interesse por este assunto – Dicas para melhorar a qualidade do sono.
TRATAMENTOS PARA INSÔNIA
O melhor tratamento para insônia em cada caso específico, deve ser indicado por um médico. Assim, ao notar alterações que estão interferindo em sua qualidade de vida, agende uma consulta para uma orientação direcionada.
Atualmente existem alternativas naturais que ajudam na melhora da qualidade do sono, apresentando efeitos colaterais reduzidos quando comparadas a medicamentos químicos. Os extratos fitoterápicos adequadamente regulamentados, por exemplo, são seguros e passam por diversas pesquisas e comprovações de eficácia. Entre eles estão a Passiflora, a Melissa, Valeriana, Mulungu, entre outros.
Além dos fitoterápicos, é possível buscar ajuda natural nos Florais de Bach, utilizados mundialmente como terapia complementar aos tratamentos médicos; nos Óleos Essenciais, que podem promover benefícios fisiológicos e psicológicos; e na Homeopatia, a qual atua pela Lei dos Semelhantes.
Tem dúvidas sobre a Homeopatia? Então leia este artigo.
HÁBITOS PARA DORMIR MELHOR
Você já ouviu falar em higiene do sono? Ela, na verdade, envolve um conjunto de hábitos que qualquer pessoa pode adotar para ter um sono de melhor qualidade, auxiliando nos casos de insônia. As boas práticas incluem:
- Criar uma rotina para dormir e acordar;
- Preferir alimentos mais leves do jantar, não jantar tarde e evitar os estimulantes como café, chocolate ou até mesmo chás que contenham cafeína;
- Buscar maneiras de se sentir relaxado – tomar um banho mais longo, beber um chá com propriedades calmantes e fazer exercícios de respiração, por exemplo;
- Evitar estímulos luminosos antes de dormir;
- Preencher o dia com várias atividades, deixando para descansar no momento de dormir, evitando os cochilos ao longo do dia.
Para melhorar a qualidade do seu sono e afastar a insônia, conheça o Nutrissono, disponível aqui na Quintessência, desenvolvido com frequenciais florais.
Fontes consultadas: Pfizer | Fiocruz | Associação Brasileira do Sono (ABSONO) | Associação Brasileira de Medicina Complementar